Efeitos do aumento da demanda inspiratória na estabilidade postural de idosos

Efeitos do aumento da demanda inspiratória na estabilidade postural de idosos

O envelhecimento provoca alterações fisiológicas e funcionais, declínio das funções e da capacidade funcional, compromentendo a autonomia e mobilidade, aumentando o risco de quedas; também está associado a alterações biológicas que comprometem a função muscular inspiratória. Existem estudos que mostraram que toda musculatura do tronco trabalha conjuntamente com a função de proteger a coluna e preservar o controle postural, incluindo os músculos inspiratórios, porém, o papel do diafragma na respiração sempre toma precedência sobre a função postural.

Objetivo: Verificar a influência dos músculos inspiratórios na estabilidade postural de idosos.

Métodos: Três idosos, realizaram avaliação da pressão inspiratória máxima (PImáx), em seguida no Biodex Balance System SD realizaram o ‘Postural Stability Test’ (PST), nas condições de respiração livre e com respiração através do equipamento Power Breathe®, com sobrecarga de 50% do valor da PImáx.

Resultados: Nas oscilações anterior-posterior todos os idosos apresentaram maior índice de instabilidade no teste com aumento da demanda inspiratória e para as oscilações direita-esquerda dois idosos apresentaram maior índice de instabilidade nessa condição.

Conclusão: O aumento na demanda inspiratória fornecido pelo dispositivo Power Breathe® foi capaz de alterar a equilíbrio de idosos, ainda que devemos considerar que para resultados mais esclarecedores seja necessário a realização de um estudo maior.

Vol. 2 Núm. 2 (2020): Journal of Physical Education and Human Movement, Artículos, Páginas 14-20